1 de janeiro de 2020

3 Civilizações baseadas em 3 cereais: Trigo - Arroz - Milho

O cereal é uma planta da família da erva que produz grãos que, depois de moídos, resultam em farinha que se consome de muitas formas, sendo o pão a mais comum. Desde que foram descobertos, os cereais têm sido não só a base da nossa alimentação como também o sustento de culturas ou civilizações ao longo da História.

As grandes civilizações nasceram nas zonas mais férteis do planeta, onde se cultivavam cereais. Podemos identificar uma cultura pelo tipo de cereal que esse povo produzia e consumia. A cultura depende da agricultura.

Os cereais mais conhecidos a nível mundial são o trigo, o arroz, o milho, a cevada, a aveia, o centeio e o milho painço. Destes, os mais antigos e usados, a ponto de configurarem culturas e civilizações, são os primeiros três.

O trigo, cujo nome científico é Triticum, provém do sudeste da Turquia e foi o primeiro cereal a ser descoberto; o seu cultivo no Crescente Fértil, zona do Médio Oriente que abarca atualmente o Iraque, Israel, o Egito, a Jordânia, a Síria, o Líbano, o sudoeste da Turquia, o Oeste do Irão e a ilha de Chipre, fez nascer nesta zona a mais antiga civilização humana, o berço dos primeiros grandes impérios e da civilização ocidental.

O arroz, cujo nome científico é Oryza Sativa, provém da China e da Índia e estendeu-se rapidamente por toda a Ásia Meridional como alimento básico, sendo responsável pelas grandes civilizações asiáticas: Índia, China e Japão.

O milho, cujo nome científico é Zea Mays, provém da América Central, mais propriamente do sul do México e é responsável pelas únicas civilizações do novo continente: maias, astecas e incas.

Agricultura, pastorícia e emancipação do Homem
Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei, multiplicai--vos, enchei e submetei a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.» Deus disse: «Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. Génesis 1, 28-29

Enquanto o Homem caçava, pescava e colhia frutos, vivia em simbiose com a natureza e à sua mercê. Não era, portanto, diferente dos outros animais: os ursos, por exemplo, são omnívoros como nós e por isso caçam, pescam e colhem frutos. A vida humana, como a vida animal, não era mais que uma luta pela sobrevivência - as 24 horas do dia eram gastas a buscar alimento para sobreviver e viver era sinónimo de manter-se vivo.

Como os varões tinham mais destreza física, eram eles que se dedicavam à caça, à pesca e à recoleção de frutos, o que os mantinha fora de casa e sempre em movimento. As mulheres fixavam-se mais na residência e dedicavam-se à preparação dos alimentos, sobretudo depois da descoberta do fogo. Além disso, asseguravam o futuro do clã ou da tribo, através do nascimento, criação e educação da prole.

A caça e a pesca eram atividades duras que envolviam um certo risco, pelo que os varões usavam muito mais o seu cérebro reptiliano, comum a todos os animais vertebrados. Como sabemos, este cérebro aciona apenas três funções: atacar, fugir ou esconder-se. A preparação dos utensílios, armas e armadilhas e o constante movimento de um lado para o outro preenchiam o tempo dos homens.

Ao contrário dos homens, as mulheres preocupavam-se menos com a segurança e dedicavam-se mais ao trabalho doméstico e à criação e educação da prole. Por isso, usavam menos o cérebro reptiliano e mais o cérebro mamífero e o neocórtex, motivo pelo qual o seu pensamento era mais reflexivo. Por esta razão, por serem mais sedentárias e por possuírem mais tempo livre, pensa-se que tenham sido elas a descobrir a agricultura ao experimentarem usar as sementes nos terrenos circundantes da casa.

Rei da agricultura: o cereal
Enquanto a agricultura se limitou ao cultivo de vegetais e frutos, a vida do Homem pouco se alterou continuou a ser caçador e coletor, só que agora colhia os produtos que ele próprio semeava e plantava. Como estes vegetais que agora produzia eram os mesmos que antes coletava, não se verificou qualquer alteração significativa na sua cultura ou modus vivendi, por não haver uma alteração substancial na sua dieta.

A grande revolução da agricultura veio com a descoberta dos cereais. A partir desse momento, as suas características e propriedades rapidamente fizeram com que a agricultura fosse quase exclusivamente cerealífera. Ainda hoje, os cereais são o produto agrícola mais cultivado em todo o mundo; de facto, a deusa da agricultura e das colheitas na mitologia romana chamava-se Ceres, de onde provém a palavra cereal. A revolução agrícola dos anos 60, apelidada de “verde”, foi exclusivamente uma revolução cerealífera, pois visava aumentar a produção de cereais pelo uso de novas sementes e novas técnicas, sobretudo fertilizantes.

Dentro da espécie dos mamíferos, o Homem não é herbívoro nem carnívoro, mas sim omnívoro, ou seja, deve ter uma alimentação variada. Por isso, de alguma forma, quando o Homem descobriu o cereal, descobriu parte da sua identidade; todas as pirâmides alimentares da dieta ideal para o ser humano colocam os cereis na base. Em proporção, uma dieta equilibrada deve ser constituída por 30% de cereais, 25% de vegetais e frutas, 20% de peixe, marisco e laticínios, 15% de carne e 10% de lípidos.

O cereal é a base da alimentação e da cultura
Havia um homem rico, a quem as terras deram uma grande colheita. E pôs-se a discorrer, dizendo consigo: “Que hei-de fazer, uma vez que não tenho onde guardar a minha colheita?” Depois continuou: “Já sei o que vou fazer: deito abaixo os meus celeiros, construo uns maiores e guardarei lá o meu trigo e todos os meus bens. Depois, direi a mim mesmo: Tens muitos bens em depósito para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.” Lucas 12, 16-19

São fundamentalmente três as razões pelas quais o cereal, desde que foi descoberto, se transformou no rei da agricultura, base da alimentação humana e, por afinidade, também na base das grandes civilizações que ao longo da História da humanidade se desenvolveram no nosso planeta.

Os cereais são um alimento de longa duração
Como sugere o texto bíblico acima citado, ao contrário das raízes, tubérculos e outros vegetais e frutos, os cereais têm um prazo de validade muito grande e armazenam-se facilmente. Foram encontrados grãos de trigo no túmulo de Tutankhamon, faraó do Egito, que ainda estavam em bom estado de conservação apesar de terem 5000 anos. Na verdade, foram semeados e germinaram.

Antigamente, quando não existiam frigoríficos, outros tipos de alimentos como os ovos conservavam-se no meio do cereal que os mantinha a uma temperatura baixa. A conservação do próprio cereal não requer uma temperatura baixa; este conserva-se em qualquer temperatura. O único requisito para a conservação do cereal é a humidade que tem de ser baixa; quanto mais reduzida for, mais tempo o produto se conserva.

Esta característica é a que verdadeiramente emancipa o homem da Natureza, pois ao ter alimentos armazenados, não tem de ocupar todos os dias com a busca de alimento. O tempo livre que lhe resta pode dedicá-lo ao pensamento reflexivo, criador e científico. O cereal funciona com uma apólice de seguro que confere estabilidade a uma sociedade. Podemos afirmar que onde não houve cereais não houve civilização, cultura, desenvolvimento; as povoações permaneceram primitivas numa luta constante pela sobrevivência.

José disse ao faraó: «(…) vão chegar sete anos de grande abundância a todo o território do Egito. Mas sete anos de fome surgirão a seguir, de modo que toda a abundância desaparecerá do Egito e a fome devastará o país. (…) que se armazene trigo sob a autoridade do faraó, nas cidades, como reserva de víveres. Essas provisões serão um recurso para o país durante os sete anos de fome que vão chegar ao Egito, a fim de que o país não pereça pela fome.» Génesis 41, 25, 29-30, 35-36

José do Egito interpreta o famoso sonho do faraó das sete vacas gordas e das sete vacas magras como representando sete anos de fartura, seguidos por sete anos de carência, e aconselha-o a armazenar cereal durante os anos de abundância para evitar que o povo pereça nos anos seguintes de carência. A longevidade do cereal faz dele o único salvador da humanidade em tempos de fome.

O mesmo já não se pode dizer de outros alimentos, como por exemplo a batata, que só dura um ano. Se uma colheita falhar, toda uma população pode morrer de fome, como aconteceu na Irlanda entre os anos 1845 e 1852; morreram um milhão de irlandeses e outro milhão foi obrigado a emigrar.

Os cereais são absorvidos lentamente e dão energia por mais tempo
A durabilidade ou longevidade do cereal armazenado também se observa, de alguma forma, no interior do nosso corpo, em relação à sua absorção como hidrato de carbono. Os hidratos de carbono provenientes da fruta e dos demais vegetais são rapidamente absorvidos e aumentam exponencialmente os níveis de açúcar no corpo; a sua longevidade é curta, pois rapidamente se queimam. Pelo contrário, os hidratos de carbono provenientes dos cereais integrais, têm uma absorção lenta, o que faz com que os níveis de açúcar não aumentem nem diminuam drasticamente; deste modo, o nível de energia no corpo mantém-se constante, estável, seguro e saudável por mais tempo.

Os cereais mantêm o corpo saciado durante mais tempo e evitam desequilíbrios súbitos nos níveis de glicose, diminuindo a ânsia de comer mais frequentemente. Ou seja, a longevidade do cereal que se verifica no celeiro, também se verifica no nosso organismo.

Os cereais ingeridos funcionam como um depósito de combustível que vai fornecendo paulatinamente energia por muito tempo, sem grande variação dos níveis de glicose. A liberdade, autonomia e tempo livre que o cereal proporcionou à humanidade para poder dedicar-se a outras atividades para além da luta pela sobrevivência, também a proporciona a nível individual a cada pessoa que o ingere.

Os cereais são o alimento simples mais completo
Se tivéssemos que escolher um único alimento, muito completo do ponto de vista nutritivo, para subsistir durante algum tempo, na eventualidade de ficarmos temporariamente privados de alimento, é certo que esse alimento só poderia ser o cereal.

Os cereais têm de tudo um pouco. Os outros alimentos estão mais especializados num nutriente ou outro, em detrimento dos restantes nutrientes. Os vegetais e frutas têm vitaminas, mas não têm proteínas e, como vimos, são de absorção rápida, não sendo por isso uma boa escolha em caso de emergência. As carnes e peixes são ricos em proteínas, mas falta-lhes tudo o resto.

Curiosamente, quando tratamos de dissecar e analisar um grão de cereal, damo-nos conta de que, tal como o universo, o átomo e a célula, também são trinitários ou tridimensionais, ou seja, são compostos por três diferentes elementos. Além disso, dentro destas três partes, encontramos diferentes nutrientes.
  • Farelo ou casca – fibras, vitaminas do grupo B, minerais (sódio, potássio, cloro, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e ferro), proteínas (gliadina e glutenina contidas no glúten) e fito-nutrientes (carotenoides, flavonoides e fito-esteróis, químicos conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes).
  • Endosperma – hidratos de carbono ou amido que correspondem a 78 - 83% do grão, proteínas, vitaminas do grupo B, gorduras constituídas principalmente por trigliceróis. 
  • Gérmen - minerais, vitaminas do grupo B em especial B1 e B2, vitamina E, e fito-nutrientes.
Escusado será dizer que quando os cereais são moídos e sobretudo refinados, muitos destes nutrientes se perdem com a remoção do farelo, e acabamos por consumir apenas o endosperma, ou o amido. Por isso para uma alimentação saudável é preferível consumir cereais integrais pois contêm todos os nutrientes acima assinalados.

Cronologia das civilizações antigas

Mesopotâmia
Período: 3500 BC–500 BC
Local: Tigris and Euphrates rivers, Iraq, Syria, and Turkey

Vale do Indo
Período: 3300 BC–1900 BC
Local: Rio Indo Nordeste do Afeganistão to Paquistão e noroeste da India

Egipto
Período: 3150 BC–30 BC
Local: Rio Nilo, Egipto

Maias
Período: 2600 BC–900 AD
Local: Península do Iucatão

China
Período: 1600 BC–1046 BC
Local: Rios amarelo e azul

Império Grego
Período: 2700 BC–146 BC
Local: Desde a Grécia ate à França e o Norte de Africa

Império Persa
Período: 550 BC–331 BC
Local: Egipto, Turquia, Mesopotâmia e vale do Indo

Império Romano
Período: 550 BC–465 AD
Local: Todos os países da ribeira norte e sul do mar mediterrâneo

Astecas
Período: 1345 AD–1521 AD
Local: centro e sul do México

Incas
Período: 1438 AD–1532 AD
Local: Equador, Peru e Chile

O trigo e as civilizações do Crescente Fértil
O Crescente Fértil não está muito longe do berço da humanidade e possui um clima ameno e quase primaveril durante todo o ano. Como já dissemos, aqui nasceu o rei dos cereais, o trigo que é o cereal mais antigo e continua ainda a ser o cereal mais usado por ser o mais versátil. Quando se fala em pão, normalmente referimo-nos a farinha de trigo amassada com fermento e cozida num forno.

Com o descobrimento da agricultura, o Homem tornou-se cada vez mais sedentário, estabelecendo-se nas margens dos grandes rios, não só por causa da água para beber e para a agricultura, mas também porque os terrenos mais férteis do mundo são sempre as bacias dos rios. As inundações periódicas das terras ribeirinhas fecundam o solo pelo fenómeno conhecido como sedimentação das matérias orgânicas que o rio transporta. As primeiras cidades formaram-se na margem dos grandes rios.

Trigo – Jordão – Jericó - Eucaristia
No caso do Crescente Fértil, estamos a falar do rio Jordão, do Tigre, do Eufrates e do Nilo. Curiosamente, a cidade mais antiga do mundo é Jericó (9 600 A.C.) nas margens do rio Jordão que faz parte do vale de Rift, onde também nasceu a humanidade. Também é curioso que o cultivo do trigo tenha começado mais ou menos por esta época, há 9 000 anos.

Não é de admirar que tenha sido este o cereal que Jesus escolheu para instituir a eucaristia memorial da sua presença no meio dos homens: Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: «Tomai: isto é o meu corpo.» (Marcos 14, 22). 

Para além de ser a matéria da eucaristia, memorial da sua morte, Jesus utilizou o trigo como metáfora para explicar e dar sentido à sua morte: «se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.» (João 12, 24)

Outros cereais
Para além do trigo, que era mais usado para o consumo humano, as civilizações do Crescente Fértil contavam com outros cereais que continuam ainda hoje a fazer parte da lista dos mais usados em todo o planeta: o centeio, a aveia e a cevada. À exceção da cevada que também era usada como pão dos pobres, tal como testemunha o evangelho de São João (6, 9), estes cereais eram mais usados para a criação de animais e para a produção de bebidas fermentadas, como a cerveja de cevada.

Suméria, Assíria, Egito, Babilónia, império persa, império grego, império romano, civilizações, culturas, desenvolvimento filosófico, científico - o Crescente Fértil é não só o berço das primeiras civilizações, como também o berço da civilização ocidental.

O arroz e as civilizações da Ásia
As civilizações baseadas no cultivo do arroz são quase tão antigas como as baseadas no cultivo do trigo, no Crescente Fértil, com alguns séculos de diferença relativamente a alguns avanços tecnológicos, como o conhecimento dos metais. Porém, podemos dizer que estas civilizações acompanharam em grande medida o Crescente Fértil a par e passo e, em certos avanços tecnológicos, até o superaram, como aconteceu com a invenção do papel e da pólvora.

Enquanto que no Crescente Fértil e devido à facilidade de comunicação, as culturas, civilizações e povos se foram sobrepondo uns aos outros ao longo do tempo, na Ásia houve dois focos diferentes de cultura e civilização – a Índia e a China - separados e isolados pelos Himalaias e por muitos quilómetros de distância. 

O cultivo do arroz surge do aproveitamento das inundações periódicas dos rios e dos pequenos lagos e pântanos que estas criavam. Esta água acumulada nos campos mantinha-os bem adubados, removia o sal, impedia o crescimento de ervas daninhas e mantinha a temperatura constante pela retenção do calor; sobretudo, impedia a geada causada pelo arrefecimento noturno.

Mais que o trigo, o arroz necessita da presença constante de água. Por isso, podemos falar de duas culturas asiáticas distintas: a que nasceu na bacia do rio Indo, no Noroeste da Índia, e a que nasceu na China oriental, nas margens dos rios Yang-Tsé (Rio Azul) e Huang-Ho (Rio Amarelo).

A civilização do vale do rio Indo
Também conhecida como civilização de Harappan, começou há 5 300 anos, com o aparecimento de aldeias neolíticas. Floresceu em áreas que atualmente se estendem do Afeganistão ao Paquistão e Índia e teve o seu apogeu por volta do ano 3 000 A.C. Esta civilização é a terceira civilização mais antiga do mundo depois da Mesopotâmia e da civilização egípcia, e a primeira da Ásia. Tal como as civilizações do Crescente Fértil, é também uma civilização fluvial que nasceu na bacia do rio Indo. Era sobretudo uma civilização urbana muito avançada tecnologicamente; as cidades não nasceram e cresceram naturalmente, mas foram previamente e planeadas e projetadas arquitetonicamente.

A civilização chinesa
A civilização chinesa é, como dissemos, uma das mais antigas que se conhecem, quase tão antiga como as que existiram no Egito e na Mesopotâmia. Pensa-se que em 6 500 A.C. já se cultivava o arroz no rio Yangtze. Enquanto que no Crescente Fértil os impérios se sucediam, no leste asiático o desenvolvimento histórico parece ter sido mais linear. Mas, não podemos esquecer que não existe um só povo chinês, existem várias etnias que se influenciaram e guerrearam e que se sucederam nas rédeas do poder, criando várias dinastias.

Assim como a cultura grega serviu de modelo e inspiração para diversos povos do Ocidente, a cultura chinesa influenciou o desenvolvimento cultural de diversos países vizinhos, de entre os quais, o Japão e a Coreia. A China, como as civilizações mesopotâmicas e egípcia, também se formou nas margens de grandes rios: Huang-Ho (Rio Amarelo) e Yang-Tsé (Rio Azul). Por causa disso, a economia chinesa baseava-se na agricultura de irrigação e no trabalho dos camponeses em regime de servidão coletiva.

O milho e as civilizações da América Central e Sul
Originário do México, o milho (Zea Mayz) que significa o “grão da vida”, foi de facto o alimento vital dos maias, astecas e incas, povos que habitaram o sul do México, a América central e a América do Sul. A existência do milho e destas civilizações a ele associadas é a prova mais evidente e contundente da nossa tese: onde não houve um cereal não houve cultura.

Pelo cultivo dos cereais, o Homem emancipou-se da Natureza, colocando-a ao seu serviço. Os povos indígenas que não cultivaram qualquer cereal não desenvolveram uma cultura nem criaram uma civilização porque a sua vida não passou de uma luta constante pela sobrevivência.

Tantos os indígenas da América do Norte (Canadá e Estados Unidos) como os restantes da América do Sul (Brasil, Colômbia e Argentina) não desenvolveram uma civilização porque não conheceram nem cultivaram qualquer cereal.

A civilização maia
É a primeira civilização das Américas. O povo maia viveu desde 1 200 até 250 A.C., tendo sido contemporâneo da dinastia chinesa Shang. O povo maia vivia da agricultura em aldeias na Península do Iucatão, no atual México e nas áreas agora ocupadas pela Guatemala, Salvador, Belize e Honduras. 

No seu auge, chegaram a ser uma civilização muito complexa, com uma população de cerca de 19 milhões de pessoas. Os maias desenvolveram o seu próprio método de escrita por volta de 700 A.C. Eram dotados astrónomos, especializados na análise do movimento celeste e no cálculo de datas; ficaram mundialmente conhecidos pela criação de um misterioso calendário solar em pedra malaquita que ainda hoje desperta a curiosidade de muitos.

O desaparecimento desta cultura é ainda hoje um mistério por desvendar: não foram conquistados por nenhum outro povo, muito menos pelos espanhóis. Quando estes chegaram à América, os maias já tinham abandonado as suas pirâmides, templos, fortalezas e lugares de culto. Como testemunho da sua cultura, estes templos, fortalezas e pirâmides estão ainda bem conservados, sobretudo a pirâmide de Chichen Itza.

O império asteca
Os astecas são praticamente contemporâneos aos incas. Este povo habitou o sul do México e chegou a estender-se até à América Central. Bastante mais agressivos e menos cultos que os maias, ficaram conhecidos pelos sacrifícios humanos que ofereciam aos seus deuses. A sua ascensão coincidiu com o declínio dos maias; por volta de 1 500, os astecas estavam no seu auge e, precisamente por isso, foram brutalmente conquistados e dominados pelos conquistadores espanhóis (Hernan Cortés 1485-1547).

O império inca
O império inca cresceu e tornou-se no maior império da América do Sul durante a época pré-colombiana. A civilização floresceu entre 1438 AD e 1532 D.C. em torno do atual Peru, Equador e Chile. A capital administrativa situava-se em Cusco, atualmente Peru. Os incas eram dedicados ao Deus Sol e tinha um rei chamado "Sapa Inca" (filho do sol).

Os incas, tal como os maias e os astecas, foram também grandes construtores de fortalezas e locais como Machu Picchu e Cusco que permanecem até hoje. Tal como os astecas, os incas foram dominados pelos conquistadores espanhóis, (Francisco Pizarro 1532-1541).
Pe. Jorge Amaro, IMC














Sem comentários:

Enviar um comentário