28 de janeiro de 2013

Reiki e Cristianismo


Voluntários de Reiki - Cenif - Guimarães
Quem não é contra nós é por nós. Marcos 9,40

Se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam, então, os vossos discípulos? Por isso, eles próprios serão os vossos juízes Mateus 12, 27

Reiki é a união de duas palavras japonesas: Rei, que significa universal, total ou essência; Ki, que significa energia vital. Criado por um budista Japonês, Mikao Usui, o Reiki é uma terapia natural, não invasiva, que visa restabelecer a saúde e o bem-estar espiritual e psicofísico da pessoa. Pela imposição de mãos, o terapeuta, ajuda o paciente a ganhar acesso à energia vital, universal e divina, que alivia o stress e acelera o processo de cura natural do corpo e da mente. O terapeuta é só um catalisador ou facilitador; sendo o paciente que se cura a si mesmo, ao conectar-se à energia vital divina e sanadora.

Em todas as curas milagrosas de Cristo a fé do requerente era uma condição "sine qua non". Também no Reiki é o paciente, por meio do terapeuta, que se conecta com a energia vital e sanadora de Deus. Esta fé é catalisadora da energia salvífica que imana de Deus como vemos no episódio da cura da mulher que padecida de hemorragias: ela tocou na orla do manto de Jesus, sem Este se dar contra, e ficou curada. (Lucas 8 43-48)

O pensamento contemporâneo já não explica a realidade com base na física mecanicista de Newton, mas sim com base na teoria da relatividade e na física quântica. No entanto, a maior parte dos pensadores cristãos, os teólogos, ainda tem a mente formatada pela física newtoniana, sendo esta no fundo, uma das razões pelas quais rejeitam o Reiki como técnica de cura física e psicológica.

Sendo a fé, como diz o Concilio Vaticano I, um “obséquio razoável” no quadro de uma física mecanicista de Newton, onde a realidade é governada por leis fixas inalteráveis, torna difícil explicar os milagres e curas de Jesus, a ressurreição de Cristo e subsequentemente a nossa. Estes mesmos mistérios têm uma explicação mais razoável se os explicarmos com base na teoria da relatividade, da física quântica e do princípio de Heisenberg, para os quais já não se fala de leis da natureza mas sim de probabilidades estatísticas, que comportam um alto grau de incerteza e imprevisibilidade. Para Einstein a energia e a matéria são transmutáveis e equivalentes; a energia é uma forma de matéria, e a matéria, uma forma de energia.

A mentalidade maniqueísta, que entende que na criação há coisas boas e coisas más e que advoga Deus como o senhor das boas e o diabo como o senhor das más, esquece que Deus criou tudo do nada e tudo o que Deus criou é bom. Tudo na natureza são manifestações da sua bondade e não há forças supernaturais que não sejam manifestações do poder de Deus.Cristo tem ovelhas de outro redil (João 10, 16) e basta que elas não estejam declaradamente contra nós para estarem a nosso favor. (Marcos 9, 40)

Também há quem relacione Reiki com New Age e que por isso deve ser condenado. A New Age é um sincretismo de religiões e por esse motivo não deve ser considerada totalmente negativa. Rejeitando a ideia de que Deus não é um ser pessoal mas sim uma energia, tudo o resto pode ser adaptado ao cristianismo. Acaso, nós cristãos, não construímos igrejas, onde antes eram templos pagãos? E não substituímos o culto a deusas pela veneração a Maria a mãe do Senhor? Quem não gosta das músicas de Enya e da magia dos livros de Paulo Coelho? E no entanto são New Age. “Não deitemos fora o menino com a água da banheira”.

O Reiki, tal como o Yoga, o Zen, a meditação transcendental e outras terapias orientais, não são uma religião nem sequer uma filosofia, mas sim técnicas de cura e crescimento espiritual. O Reiki não proclama que Deus é uma energia cósmica mas que, essa energia cósmica é divina. Também não diviniza o seu fundador Mikao Usui, apesar de ele se ter inspirado em Jesus e nas suas curas milagrosas pela imposição de mãos. A sua técnica é seguida, mas o seu nome não é invocado durante a terapia. Não existe nenhuma normativa no Reiki que proíba terapeutas cristãos de invocarem o nome de Jesus ou o Espirito Santo, para obter a graça da cura.

Tirei um curso residencial de psycho-spiritual counseling, com a duração de dois anos, num instituto católico em Inglaterra, fundado pelo Cardeal Hume de Londres. Durante esse tempo, formei-me em várias técnicas de cura, entre as quais Reiki,. Os meus mestres, sacerdotes  como eu e algumas religiosas, não vemos nenhuma contradição entre a fé cristã e a prática de Reiki, pelo contrário, achamos que até se podem complementar.
Pe. Jorge Amaro, IMC

13 comentários:

  1. Meus parabéns, até que enfim um ponto de vista sólido que não seja preso a dogmatismos e pontos de vista totalmente defasados e ortodoxos..

    ResponderEliminar
  2. A filosofia base do Reiki é uma prática panteísta, ao não se conceber uma separação entre o Criador e a criatura - tudo é Deus - ora, isto é um absurdo filosófico e teológico. O panteísmo sempre foi condenado pela Igreja. Deus criou tudo o que existe do nada porque quis, por amor, mas as criaturas não são emanações obrigatórias de Deus, como se Ele não fosse soberano e autônomo. O Reiki assemelha-se assim a princípios da crença budista, que muitos insistem também em dizer que não se trata de religião, mas apenas de filosofia de vida.
    Isto é suficiente para o católico rejeitar a prática de cura pelo Reiki, pois tais princípios não se coadunam com a fé católica. O budismo acredita na reencarnação, e a salvação da pessoa não se dá pela fé em Jesus Cristo.
    A filosofia Reiki pode ter boa intenção e dizer coisas bonitas e agradáveis que encantam as pessoas, mas a sua base de sustentação não é recomendada aos católicos. Sem dúvida, há muito de sugestão nas curas do Reiki; sabemos que uma pessoa sugestionada pode ser curada pelo próprio organismo que reage bem devido a um estado de espírito favorável. Basta ver os placebos, simulação de remédios.
    A mera existência de uma energia natural e humana é questionável e, facilmente, essa concepção se confunde com uma "energia divina" - o que se transforma em panteísmo.
    Por tudo isso, a concepção filosófica do Reiki não é compatível com a fé cristã,
    Alguns defendem que é possível para o católico usar a "técnica" do Reiki sem adotar a sua filosofia, mas isto é algo arriscado, pois corre-se o risco de assimilar, juntamente com a técnica, as linhas monistas-panteístas do pensamento Reiki.
    Portanto, o cristão que deseja a cura de seus males há de buscar recursos na medicina e na fé cristã, voltando-se para Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que a todos socorre no seu amor e na intercessão dos santos, anjos e dos irmãos. Nada de mágico e desconhecido deve ser misturado com a fé católica. Se Deus não nos dá a cura pela medicina e pela graça, certamente tem um desígnio de salvação atrás desse mal. Devemos crer e viver segundo a palavra de S. Paulo que diz: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8,28).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como Pe. Jorge Amaro perguntou retoricamente, "Acaso, nós cristãos, não construímos igrejas, onde antes eram templos pagãos? E não substituímos o culto a deusas pela veneração a Maria a mãe do Senhor?"? Reiki é compatível com qualquer fé, uma vez que a Reiki advém de alguma fonte, e a fonte poderia ser interpretada de acordo com as lentes de cada cultura. O próprio Sensei Usui, que era um homem estudioso, falou que Reiki Ho era um método que, por meio de meditações, promovia o crescimento individual - porque ensina-nos a enriquecer de uma nova maneira a nossa alma, sem, para isso, nos vincularmos a um dogma -, e que, porque crescemos espiritualmente - enriquecemos nossa visão de mundo -, podemos, também, praticar a terapêutica Reiki. Trata-se de, embasado no Pe. Jorge, configurar o Reiki à nossa visão de mundo, que, óbvio, não é a mesma que a dos japoneses, nem de Usui Sensei. Eu mesmo vejo, em demasia, deturpações do próprio método, mas vejo que tais interferências demonstram o ecletismo da técnica, que é forma. Acredito, também, que o Reiki é + essência do que forma; que em meio a tanta lógica, tanto racionalismo, pode-se ser mais vaso, mais canal, mais instrumento da vontade de Deus, do Deus a quem somos devotos. No entanto, como não sou teólogo para travar uma argumentação baseada em suas leis, não posso sustentar ou refutar os argumentos de ambos, mas posso dizer que fui convencido pelo criador deste maravilhoso blog.

      Eliminar
    2. Tanta palavra oca, anónimo... Ainda bem que Jesus não falou com assim!
      Gostava de saber o que diria Jesus se viesse à Terra outra vez e visse no que se transformaram os ensinamentos dele. Era outra vez crucificado... desta vez pelos próprios cristãos...

      Eliminar
    3. Disso não tenho a menor duvida :(

      Eliminar
  3. Meu caro Anónimo:
    Citar o Prof. Filipe Aquino,não vale.
    Será que não consegue pensar por si? Graça e Paz.

    Parabéns Padre Jorge Amaro pela coragem de assumir o que todos sabemos: "O Reiki, tal como o Yoga, o Zen, a meditação transcendental e outras terapias orientais, não são uma religião nem sequer uma filosofia, mas sim técnicas de cura e crescimento espiritual."

    Grato.

    ResponderEliminar
  4. With havin so much content and articles do you
    ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
    My blog has a lot of completely unique content I've either authored
    myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the web without my authorization.

    Do you know any methods to help prevent content from being ripped off?
    I'd genuinely appreciate it.

    Review my web-site :: inurl:reiki

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I don't know any methods to avoid copy and paste and I am not interested in knowing them anybody can copy and paste from my articles knowledge and wisdom should be free of charge should circulate... Or are you saying I have plagiarized anybody writing this article? I don't think so what I say there is what I think about th relationship between Reiki and Christianity. Of course I am not the only one who thinks that way that does not mean I have copied from anybody else does it?

      Eliminar
  5. Sr. Pe, Jorge Amaro,

    Já devia saber que a única forma de chegar a Deus é através de Cristo. Cristo e a graça de Deus é que nos pode curar, não através de Reiki. A fonte de cura está no Sacrário e é gratuita ao contrário dos cursos de Reiki.
    Tenha juizo.

    ResponderEliminar
  6. Para mim apenas o yoga puramente físico é útil à fé cristã. Os exercícios e a respiração ajudam a curar doenças. Na naturopatia temos a homeopatia e principalmente a fitoterapia que permitem curar TODAS as doenças. Pode ver o site Pharma Botanica Natura ou Vejam o programa dos incuráveis no site do naturopata Richard Schulze herdoc . com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, discordo do que está a dizer, fui praticante de yoga, fiz terapias alternativas e tirei muitos cursos e graças a Deus, Jesus Cristo salvou-me, posso afirmar e dizer que tudo o que esteja ligado a novas terapias e alternativas como:
      Reiki, yogas(todos os tipos) o pior de todos é kundalini yoga, contelações familiares, terapias energéticas , astrologia, horoscopos, cartas de taro, e de anjos e inumeras doutrinas.
      As pessoas infelizmente querem salvar a sua vida, mas a verdade é que a salvação é a da nossa alma, e essa só a Graça de Deus, por Jesus Cristo pode ser salva. Tudo quer ser mestre e ensinar e salvar, mas aprender o verdadeiro catecismo da Igreja não é importante, e isso é triste porque se as pessoas virem e forem ver a História bem para trás iriam descobrir e ver muita coisa.
      É mais importante curar TODAS as doenças, ou curar a alma?
      Quem cura as doenças da alma? e se as pessoas curarem todas as doenças? também curam a alma? etc.. etc.. espero que ajude esta informação.
      Padre Paulo Ricardo explica também e o Padre Sousa Lara.



      https://youtu.be/qaJPKiFr4TY

      Eliminar
  7. Parabéns pelo artigo, Pe. Jorge!

    ResponderEliminar
  8. Thanks for the useful information. Permanent Zen believe that with this flow of energy, the body can heal itself naturally. We are Reiki expert who provides 6 types of transformation energy healing sessions in New York to remove heal & replace your negativity with consciousness.

    ResponderEliminar