24 de outubro de 2012

Riqueza que gera pobreza

 A escola secundaria do concelho de Amares distrito de Braga, celebrou este ano com grande enfâse o 17 de Outubro – dia internacional da erradicação da pobreza. Neste contexto fui convidado para ajudar na sensibilização dos alunos sobre este tema que é um dos objectivos do Milénio.

Se a população mundial perto dos 7 milhões de pessoas, consumisse, e poluísse tanto como os europeus americanos e o resto dos países ricos consomem e poluem, este nosso planeta só podia sustentar a nossa vida por 3 meses ou então precisaríamos dos recursos de 10 planetas como o nosso.

O nível de pobreza em que vive 80% da população não é justo nem é saudável; ainda há muita mortalidade infantil, ainda se morre de malária, de tuberculose, de lepra, de tifo e outras doenças infecciosas; doenças para as quais há muito tempo que há cura.

Por outro lado também não é justo nem é saudável o nível de vida de 20% da humanidade; é o nosso nível de vida que nos faz morrer de cancro, Alzheimer, Parkinson, Diabetes, doenças cardiovasculares e muitas outras

Uns morrem da pobreza e outros morrem da fartura. Não está o mundo globalizado? E não é a globalização algo assim como o princípio dos vasos comunicantes? – Duas tinas de água, uma meia cheia, outra meia vazia quando se comunicam ficam niveladas? Porque é que isto não acontece?

Porque o primeiro mundo aplicou ao canal de intercomunicação uma válvula para que o movimento se faça num só sentido….

Se nós descêssemos do nosso nível de vida e os pobres subissem, todos viviam melhor com mais justiça e saúde; nem eles morriam das doenças da pobreza nem nós das doenças da riqueza; mas como nós não queremos descer do nosso nível de vida então temos que arranjar mecanismos para que eles sejam sempre pobres. Morra Marta morra farta…
Pe. Jorge Amaro, IMC

2 comentários:

  1. A desigualdade social esta presente nao so em países subdesenvolvidos, mas também nos paises desenvolvidos. Consequentemente, ha pessoas que hoje vivem precariamente, sem dinheiro para comprar alimentos,uma necessidade absurda num pais dito desenvolvido.Hoje assistimos a mais cruel realidade ,olho para esta sociedade puramente egoista ,acho que posso dizer ate sem valores onde a dignidade do ser humano e posto a prova todos os dias ,senao vejamos quando crianças frequentam as escolas publicas apenas para garantir sua unica refeiçao diaria,eu pergunto onde esta a justiça ,que sera de um pai que nao consegue sustentar a sua propria familia ,que consequencias tem isso na sua vida familiar ,quando todos sabemos que dependemos de alguem para sobreviver neste mundo demasiado cruel.Vivemos num mundo onde o que importa e consumir nada mais o outro nao importa se sofre ,mas neste momento o mundo clama por justiça onde a dor agoniza de dia para dia sem que nada façamos para acabar com esta catastrofe.Todos os dias vejo como a necessidade aumenta, olho para as pessoas e sinto aquela vergonha escondida (disfarçada)de estender a mao para poder atenuar a dor das dificuldades que se deparam ,vejo as filas a porta da igreja que aumenta todos os dias tal e as dificuldades que tem ,sinto-me triste porque sera que o ser humano precisa de se humilhar desta maneira ,digo isto porque vejo como esta sociedade olha para quem mais precisa ,so pelo simples facto de nao usar uma marca ja e fator de ser posto de lado .Vejo esta sociedade a beira do abismo sem controlo ,impune ,sem valores ,para onde caminhamos, porque sofrer tanto nesta vida ,onde esta a igualdade .Mas acredito ainda que estamos a tempo de mudar esta triste realidade e tranformar este mundo mais feliz , mais humano ,com menos violência, menos desigualdades e acima de tudo melhor qualidade de vida para todos.

    ResponderEliminar
  2. Pois o que eu entendo é que o nosso pelo país se está a trnsformar novamente no terceiro mundo como nas Áfricas, hoje morremos com as doenças de um país moderno, amanha morreremos como os países mais pobres, porque não havendo dinheiro para as primeiras necessidades, vai haver fome, de pão, fome de higiêne fome de DEUS, porque ninguém vai prestar atenção à religião com o estomago vazio.

    ResponderEliminar