15 de novembro de 2025

Descida do Espírito Santo


No terceiro Mistério Glorioso contemplamos a vinda do Espírito Santo.


Dos Atos dos Apóstolos (1, 14; 2, 1-4):
"Todos eles perseveravam unidos em oração, juntamente com algumas mulheres, com Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos d’Ele. (...) Quando chegou o dia do Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, semelhante ao de uma forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram, então, aparecer como que línguas de fogo, que se iam dividindo e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se expressassem."

Comentário de São Basílio:
"O Espírito infunde em nós uma força que dá vida, fazendo com que as nossas almas passem da morte para a vida plena. É isto que significa nascer de novo da água e do Espírito."

Meditação 1
Depois da Ascensão, os discípulos que acompanharam Jesus ao Monte das Oliveiras regressaram à cidade, à sala superior, onde tinha sido instituída a Eucaristia. Ali permaneceram em oração com Maria, à espera da vinda do Espírito Santo. Esta é a Igreja em embrião, o corpo de Cristo ferido pela morte do seu Senhor, um corpo quase sem vida, ainda muito débil para enfrentar o mundo e as suas dificuldades. Um corpo vulnerável...

O Espírito Santo veio dar-lhes vida. Ele é a alma do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. O Espírito Santo é a alma deste novo Corpo, desta nova presença de Jesus entre nós. Por isso, acreditamos na Igreja Santa, porque Santo é Cristo, que a fundou, e Santo é o Espírito Santo, que a guia, anima e governa.

A Igreja foi gerada na sala superior durante a Última Ceia do Senhor, como a comunidade que celebra a memória do seu Senhor, a Eucaristia. Contudo, a Igreja nasceu verdadeiramente quando o Espírito Santo se uniu a este corpo já existente, tornando-se a alma que anima o Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.

Sem o Espírito Santo, a Igreja há muito teria deixado de existir. Enfrentou revoluções, crises e correntes de pensamento ao longo de 2000 anos. O facto de um milhar de milhão de pessoas estarem unidas na fé é um milagre, que só pode ser explicado por ser o Corpo de Cristo, sustentado pela presença viva do Espírito Santo como a alma desse Corpo.

Meditação 2
Contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com a Virgem Maria em Jerusalém. A vinda do Prometido, o Espírito Santo Paráclito: o advogado e defensor. O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviou em nome de Jesus, ensinar-nos-ia todas as coisas e recordaria tudo o que Ele nos tinha dito.

Jesus enviou o Espírito Santo para que não ficássemos órfãos, mas para ser a alma da Igreja e o centro da nossa existência. Ele veio para permanecer connosco, para ser Deus em nós, que nos inspira, reconforta, guia e dá coragem para enfrentar o mundo na nossa missão de evangelizar.

Com a vinda do Espírito Santo, a revelação de Deus aos homens fica completa. Deus Pai é o criador do mundo; Deus Filho é o redentor do mundo, que, para o salvar, se fez homem e encarnou na história da humanidade. Após completar a Sua missão e voltar ao Pai, Jesus envia o Espírito Santo, que é a nova presença de Deus, não já no mundo, mas em cada um de nós.

Deus Pai é Deus sobre nós; Deus Filho, Jesus Cristo, é o Emanuel, Deus connosco; e Deus Espírito Santo é Deus em nós, que habita no nosso interior. Ele recorda-nos a cada momento o Evangelho e dá-nos a força para o encarnar e pregar àqueles que ainda não o conhecem.

Oração
Divino Espírito Santo,
vem, a nós como naquele dia de Pentecostes, 
e enche o nosso coração com a Tua presença.
Assim como encheste de vida e coragem os apóstolos, 
dá-nos também a força para sermos fiéis testemunhas do Evangelho,
para que possamos levar a luz de Cristo ao mundo.

Espírito de Deus, que és a alma da Igreja,
renova em nós a fé e o ardor missionário.
Que a Tua chama nos purifique, 
nos ilumine e nos conduza no caminho da verdade,
para que sejamos, em cada momento, 
instrumentos do Teu amor e da Tua paz.

Tu que habitas em nós, inspira-nos a seguir os passos de Jesus
e a viver de acordo com a Tua vontade.
Sê o nosso guia e defensor, 
o conforto nas provações e a nossa força quando fraquejamos.
Ajuda-nos a encarnar o Evangelho no nosso dia a dia,
e a sermos sinais vivos da Tua presença no mundo.

Divino Espírito Santo,
enche-nos com os Teus dons 
de sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
Que cada um desses dons nos aproxime mais de Ti 
e nos capacite a viver plenamente a missão que nos confiaste.

Vem, Espírito Santo,
renova a face da terra e faz de nós instrumentos da Tua graça.
Que possamos sempre sentir a Tua presença viva em nós,
e que a nossa vida seja um reflexo da Tua santidade e do Teu amor. Amém.

Pe. Jorge Amaro, IMC

Sem comentários:

Enviar um comentário