1 de janeiro de 2012

Em busca da ovelha perdida

Ovelha zangada com a Igreja
Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar?
Lucas 15, 4

Os primeiros a visitar o menino Jesus foram os pastores; no entanto para continuadores da sua obra Jesus escolheu pescadores de peixes para que, sem perderem as suas técnicas, apenas mudando de ramo, se transformassem em pescadores de homens.

Estes pescadores em 300 anos converteram metade da população do mundo; pelo que agora eram preciso pastores para guiar e governar este rebanho que se pensava que iria sempre aumentando porque as ovelhas se reproduziam para dentro; o caso é que desde há muito as ovelhas se reproduzem para fora do rebanho e se perdem.

O Bom Pastor é o que deixa as 99 e vai em busca da ovelha perdida. Ou, como alguém diz com ironia referindo-se à situação actual, deixar uma para ir em busca das 99. Buscar a ovelha ou ovelhas perdidas suponho que é o que se entende por nova evangelização que, a meu ver, ainda não passou de ser um discurso de boas intenções a nível de sínodos, congressos e palestras pois pouco se vê a nível de ideias operativas e realizações concretas.

Nos anos após o concilio, ainda o problema da dissidência não era tão candente, e para fazer-lhe frente nasceram as missões populares, os cursilhos de cristandade o movimento por um mundo melhor etc.… Agora o abandono da fé e pratica religiosa é bem mais grave e generalizado como lhe fazemos frente?

Este blogue pretende ser um espaço de reflexão e partilha de experiências em torno ao tema da fé da nova evangelização ou evangelização nova, como preferia o cardial Martini, em definitiva o que fazer para trazer de volta a ovelha perdida.
Pe. Jorge Amaro, IMC

5 comentários:

  1. Um abraço e desejo que continues a trilhar com sucesso esse nobre caminho que escolheste.



    António Conde

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por este belo blog... Um abraço Maria Dulce

    ResponderEliminar
  3. Que este espaço seja um encontro de confronto de ideias que tanta falta faz ,porque hoje cada vez mais o ser humano perdeu a sua identidade com ele proprio e principalmente com o seu proximo .Acho que o ser humano precisa de um pastor que o leve de retorno as suas raizes a busca da fe que devido a esta sociedade perdeu-se tantos ensinamentos ,que hoje tornou-se fundamental ter alguem que guie.Eu as vezes que o vi a fazer os sermoes ,homilias ,toda a profundidade que exalta neles e de admirar ,na minha opiniao acho-o uma pessoa extremamente admiravel .Agora vou falar um pouco de mim e das minhas raizes para saber um pouco de mim ,acho fundamental ,chamo-me Emanuel ,tenho 35 anos ,venho de uma familia profundamente catolica ,onde sou filho de uma pessoa que esteve oito anos num convento ,logo somos quatro irmaos todos crismados ,cheguei a visitar o seminario de Caparide porque o meu padrinho de crisma era Padre ,mas apesar de sentir que nao tinha vocaçao para seguir , senti uma paz imensa nas horas de absoluto silencio que cada um de nos tinhamos naqueles momentos de leitura da Biblia sozinhos apenas nos e Deus ,frequentei o grupo do movimento Schoenstatt que infelizmente acabou aqui ,asssim fica aqui um pouco de mim.Espero que este blog seja muito participativo e que voce seja o pastor de um rebanho que creça todos os dias um abraço .

    ResponderEliminar
  4. My spouse and I absolutely love your blog and find almost all of your post's to be just what I'm looking for.
    Would you offer guest writers to write content for you?
    I wouldn't mind writing a post or elaborating
    on a number of the subjects you write related to here. Again, awesome blog!


    Here is my blog reiki healing london

    ResponderEliminar
  5. Thanks for your comment I feel accomplished when I make people think about what really matters in life. And sure you can comment and write about what I write as they say in latin "libris ex libris fiunt" books come out of books.
    Happy Easter

    ResponderEliminar